OUÇA O CANAL DO RICARDÃO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

GUSTAVO DE CONTI DEIXA O COMANDO TÉCNICO DA SELEÇÃO MASCULINA DE BASQUETE

 

Faltando poucos meses para o Pré-Olímpico mundial, que dará vaga para os jogos de Paris-2024, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) informou, na última quarta-feira (17), que o treinador Gustavo De Conti não é mais o treinador da seleção brasileira masculina.

Abaixo, a nota oficial da CBB:

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2024
A Confederação Brasileira de Basketball informa que Gustavo De Conti não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina adulta. A decisão foi tomada em comum acordo. A Basquete Brasil agradece o empenho e trabalho de Gustavo durante os últimos dois anos e meio à frente da Seleção e deseja boa sorte na sequência da carreira.

Nesta mesma data, Diego Jeleilate encerra sua passagem como Diretor Técnico das Seleções masculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure, que já ocupava o cargo de Gerente de Seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB anteriormente. Desejamos sorte a ambos.

O novo treinador da Seleção Brasileira, visando o Pré-Olimpico de Riga, no mês de julho, onde buscaremos a vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, será anunciado em breve.

De Conti estava à frente da seleção masculina de basquete desde setembro/2021. Disputou a Copa América de 2022, quando foi vice-campeão após derrota para a Argentina, em um jogo equilibrado (75 x 73 para a equipe portenha). 

Gustavo também comandou o Brasil no Mundial de Basquete do ano passado, quando caiu na segunda fase. O ponto alto da campanha foi a vitória sobre o Canadá, de Shai Gilgeous-Alexander, Dillon Brooks, RJ Barrett e outras estrelas da NBA (69 x 65).

O escolhido para comandar o Brasil no Pré-Olímpico é Aleksandar Petrovic, que assume a Seleção Brasileira masculina ao lado de Tiago Splitter, Helinho Garcia, Bruno Savignani e Demétrius Ferracciú como auxiliares. O anúncio foi feito pela entidade em suas redes sociais nesta quinta-feira (18).

O Pré-Olímpico de Basquete Masculino

O Pré-Olímpico de basquete será realizado entre os dias 2 e 7 de junho. Os 2 melhores de cada grupo avançam até as semifinais. Apenas o vencedor terá a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.

Divididos em seis grupos (dois por cidade), 24 países disputam vagas nas Olimpíadas de 2024. O Brasil jogará em Riga, na Letônia. A seleção brasileira está no grupo B, onde enfrentará Camarões e Montenegro na primeira fase e, caso avance, jogará a semifinal contra um adversário da chave A, que tem os anfitriões Letônia, Filipinas e Geórgia. As outras cidades escolhidas para sede do Pré-Olímpico de basquete são: 

Valencia, Espanha

  • Grupo A: Líbano, Angola e Espanha
  • Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas

Piraeus, Grécia

  • Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia
  • Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana

San Juan, Porto Rico

  • Grupo A: México, Costa do Marfim e Lituânia
  • Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein


Nenhum comentário:

Postar um comentário